sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Integração de Mídias na Escola

Bom, a integração de mídias na escola por ser um assunto bastante impactante, desafiador, polêmico e revolucionário, onde o avanço tecnológico está transformando a sociedade em vários aspectos (político, econômico cultural, social, educacional, etc.), onde existe bastante resistência e despreparo profissional para lidar com o mundo midiático e tecnológico, acho que o primeiro aspecto mais urgente e necessário para integração das mídias na escola é a capacitação profissional dos educadores.


E como escolha, eu começaria com este aspecto porque através dos meus estudos e experiências presenciadas e vividas no âmbito escolar, percebo que ainda temos muito que caminhar para que de fato essa integração midiática aconteça de forma globalizada. Pois é notável que parte dos educadores ainda passa por um processo de conhecimento, adaptação ou tentativa ainda obscura de aplicação ou uso das mídias e novas tecnologias em sua prática pedagógica escolar. E que também muitos professores no seu ato de ensinar ainda se encontram centrados nos conteúdos dos livros didáticos entre quatro paredes da sala de aula, desconectados do mundo midiático e tecnológico, sem acompanharem as transformações ou evoluções do mundo digital. Sem procurarem conhecer e usufruir das facilidades que os recursos tecnológicos proporcionam como apoio ou suporte educacional. E também sem conhecer e aplicar as novas linguagens de conhecimento que as novas tecnologias oferecem. Usando apenas as linguagens oral e a escrita. Centrado no simples papel atribuído de dar aula, transmitindo informações pela presença quase única dos livros didáticos descontextualizados, pelos conteúdos memorizados e repetidos até a sua fixação, caindo numa reposição de conteúdos de forma rígida, fechada e teórica. Pois eu acho que deve haver certo desprendimento desses dois tipos linguagem, procurando se aderirem a outras como, por exemplo, a linguagem audiovisual, a multimídia e a hipermídia que são muito ricas para a aprendizagem dos alunos. O que de fato deixa os alunos mais interessados em aprender e consequentemente facilita o esino-aprendizagem.

O segundo aspecto que eu considero importante trabalhar para fazer acontecer à integração das mídias no contexto escolar é o ensino direcionado para a pedagogia de projeto. Pois viabiliza a integração das mídias através do incentivo pelo envolvimento grupal, por envolver várias áreas do conhecimento e por favorecer o desenvolvimento de competências em consonância com as necessidades da sociedade atual. Onde os alunos aprendem a produzir, levantar dúvidas de pesquisas e de criar relações que incentivam novas descobertas, novas compreensões e novas reconstruções de conhecimento. E o professor como mediador pedagógico, observa e analisa o desenvolvimento dos alunos orientando-os, instigando-os e criando condições para que os mesmos possam articular e formalizar os conceitos utilizados na realização do projeto.

O terceiro e último aspecto que também acho viável para essa integração midiática na escola, é verificar a existência efetiva das mídias e das novas tecnologias nas unidades escolares, com ênfase na quantidade proporcional ao uso freqüente dos educadores, na qualidade referente ao estado de uso e também em evidência com a evolução tecnológica. Pois esta questão não gerenciada dessa forma, gera problemas que dificulta ou impossibilita a aplicação dessas mídias na prática pedagógica do professor.

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