sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A construção do conhecimento e as novas tecnologias

Baseado nos estudos e reflexões de todas as unidades, das atividades e conversas realizadas no fórum desta disciplina, pude observar e entender que construir o conhecimento neste mundo tecnológico em que vivemos, é bastante impactante, desafiador, polêmico e revolucionário. Pois a sociedade em todos os seus aspectos (político, cultural, econômico, educacional, social, etc.) passa por um grande processo de transformação imposta pelo o avanço tecnológico. E que, enfocando essa realidade no campo educacional, percebe-se que muito ainda temos que caminhar para que de fato aconteça a almejada inclusão digital. Pois uma grande parte dos educadores ainda passa por um processo de conhecimento, adaptação ou tentativa ainda obscura de aplicação ou uso das novas tecnologias em sua prática pedagógica dentro do contexto escolar. No entanto, nota-se que muito há de se aprender e se revolucionar. Mas que não podemos deixar de tentar essa inclusão tecnológica e nem deixarmos sumir de vista a esperança de que dias melhores virão através da facilidade que as Tecnologias da informação e comunicação nos proporcionam, como instrumento de apoio ou suporte na busca e na construção conhecimento.


Dessa forma, entendo que a construção do conhecimento nos dias de hoje está acessível por toda parte e que o professor não pode mais sustentar a postura tradicionalista de se portar como um ser detentor do saber e nem se manter com seus alunos de forma centrada nos conteúdos dos livros didáticos, isolados entre quatro paredes da sala de aula. Pois segundo (MORAN 2005) podemos aprender estando juntos em lugares distantes, sem precisarmos estar fisicamente no mesmo espaço, como por exemplo, em uma sala de aula. Acho que todos os professores precisam buscar capacitação para conhecerem, se habilitarem e procurarem aplicar as novas linguagens de conhecimento que as novas tecnologias oferecem. Se desprendendo mais das linguagens oral e escrita que até hoje ainda é predominante em sala de aula. E se aderindo como, por exemplo, a linguagem audiovisual que é uma das mais importantes e ao mesmo tempo muito rica para a aprendizagem dos alunos, por ter um potencial de multimídia muito grande. O que de fato deixa os alunos mais interessados em aprender e consequentemente facilita a construção do conhecimento.

Estudar essa disciplina me fez entender melhor sobre as novas concepções de aprendizagem que surgiram em virtude do avanço tecnológico. Pois foi enfatizado sobre as inovações que aconteceram no campo do ensino-aprendizagem, mostrando que o ato de educar hoje não se dar simplesmente pela questão vinda do emissor para o receptor. Proporcionou-me muitas reflexões entre o desenvolvimento e a aprendizagem, que hoje é algo que não se separa mias. Ou seja, falar de aprendizagem é falar de desenvolvimento e vice-versa.

Fez-me também aprender que o professor para ensinar precisa entender como o seu aluno executa suas tarefas mediante ao seu interesse de realizá-las ou aprender. E que, independentemente de ser uma aprendizagem formal ou informal, o educador no ato de ensinar precisa estar sempre atento e fazendo relação entre a motivação e o processo de aprendizagem do seu aluno, para que realmente aconteça a construção do conhecimento.

Aprendi que o professor em sua prática pedagógica precisa estabelecer condições harmoniosas para que aconteça um clima favorável de desenvolvimento da aprendizagem dos seus alunos.

Quero dizer ainda que outra contribuição marcante dessa disciplina para mim foi a questão da aprendizagem por identificação, ou seja, a transferência da aprendizagem entre duas pessoas, no que se diz respeito a empatia, teorizada por Freud. Que ficou conhecida como sua maior contribuição para a educação no processo ensino-aprendizagem. De extrema importância para todos os educadores na relação com seus alunos.

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