quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ações estratégicas e políticas públicas que fortalem o papel do professor em um mundo globalizado e complexo mediado pelas tecnologias

Com base nos estudos, reflexões, produções e debates nos fóruns sobre os 7 sabres de Morin e os 4 pilares de Delors, quero dizer que para se criar e consolidar uma proposta com ações estratégicas e políticas públicas que venham configurar uma arquitetura pedagógica baseada em ação didática contextualizada, onde possa fortalecer o papel do professor em mundo globalizado e complexo mediado pelas tecnologias, devemos planejar, projetar, avaliar, concretizar ações para a promoção do desenvolvimento da capacidade intelectual e moral do aluno, buscando transformações na sociedade como: respeito mútuo, justiça, solidariedade e igualdade. Isso, com o envolvimento e a participação de todos os atores como: professor, gestor, família, sociedade, governo, etc. Pois acredito que todos têm um papel igualmente muito importante nessa construção. Por isso, a escola deve fundamentar seu trabalho no compromisso com a qualidade, no respeito à diversidade, na tolerância, na necessidade de reconhecimento, aceitação e pertencimento, na solidariedade, na participação e cooperação, na autonomia e na liberdade.


No entanto, menciono abaixo algumas ações estratégicas e políticas públicas que possam estar fortalecendo o papel do professor neste mundo globalizado e mediado pelas tecnologias:

• Criação de salas de recursos em todas as escolas para facilitar a inclusão dos alunos com deficiência, e ao mesmo tempo, oferecer aos educadores capacitação voltada para o domínio pedagógico e técnico-operacional dos recursos tecnológicos, adequação de currículo e para o ensino das línguas de sinais (LIBRAS) e de sistema de leitura e escrita (Alfabeto Braile);

• Criar em todas as escolas adaptações físicas, tecnológicas e outros meios de acesso e locomoção (elevador dependendo do prédio escolar) para facilitar a vida estudantil dos alunos com deficiência;

• Disponibilizar em cada escola um técnico-operacional das tecnologias existentes nas escolas para que os professores possam tirar suas dúvidas, aprender coisas novas e fixar o aprendizado adquirido nos cursos de capacitações;

• Cobrar dos nossos representantes governamentais mais compromisso, responsabilidade, envolvimento, respeito e inovação educacional para melhoria do ensino das escolas brasileiras;

• Aumentar o horário das horas atividades para estudo e o planejamento das atividades dos professores e diminuir a carga horária em sala de aula, visando melhor preparo pedagógico, mais qualidade no ensino e menos desgaste biológico do professor;

• Valorizar mais os professores emocional e socialmente, começando pela questão da saúde e salarial; visto que muitos educadores estão se adoecendo por problemas emocionais e psicológicos. Como também estão perdendo o incentivo profissional pela remuneração baixa que recebem;

• Inserir no PPP da escola ações que possam ser desenvolvidas pelo grêmio estudantil no sentido de informar, quebrar preconceito, favorecer o respeito mútuo entre os alunos e à acolhida dos colegas com deficiência pelos alunos normais, facilitando o processo de inclusão;

• Promover encontros com educadores da esfera Municipal e Estadual para a troca de experiências pedagógicas, objetivando interação, integração, socialização, parcerias e inovações educacionais;

• Promover eventos na escola visando à participação e a integração da família, da sociedade, dos representantes governamentais e de outras instituições sociais e educacionais em prol do desenvolvimento educacional escolar;

• Trabalhar o desenvolvimento de projetos nas escolas para facilitar o envolvimento e o desenvolvimento grupal, o uso da interdisciplinaridade, a integração midiática no processo ensino-aprendizagem, o desenvolvimento de competências e habilidades no sentido de levar os alunos a produzirem, levantar dúvidas de pesquisas, criarem relações que incentivam novas descobertas, compreensões e novas construções de conhecimento em mediação com o mundo tecnológico globalizado;

• Disponibilizar nos laboratórios das Unidades escolares computadores com sistema operacional Windows XP e/ou 7 (seven) na quantidade para atender uma turma de cada vez, para ser implantada a informática como disciplina da grade curricular de ensino da escola. Visando preparar os alunos para a efetivação no mercado de trabalho;

Contudo, quero falar que a experiência de ter construído esse documento-síntese foi muito boa, importante, inovadora e mais uma prova de que a educação acontece em muitos lugares; por meios de várias instâncias e modalidades, como por exemplo, este curso que estamos fazendo nesse ambiente virtual (E-proinfo). E também mais uma prova de que as tecnologias quando usadas adequadamente só nos trazem facilidade na construção dos nossos conhecimentos e enriquecimento pessoal, profissional, social, educacional, etc. Que ainda querendo ou não, percebendo ou não, estamos inseridos em um mundo globalizado mediado pelas tecnologias. Onde requer de cada um de nós mudanças perante a evolução midiática.



Referências

Conteúdo do módulo desta disciplina;

Debate dos fóruns de aprentação dos grupos A e B;

http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/89/27/1/6/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quatro_Pilares_da_Educa%C3%A7%C3%A3o

Morin, Edgar - Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro 3a. ed. - São Paulo - Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.

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